14 maio, 2014

Resenha: Eleanor & Park


Titulo: Eleanor & Park
Autora: Rainbow Rowell

Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.



Quem nunca ouviu falar, sequer uma vez, sobre os livros da Rainbow Rowell? Eu sempre tive vontade de ler os livros dela, mas nenhum havia sido traduzido por alguma editora, até que um dia vi que a Novo Século tinha publicado Eleanor & Park e, como sempre via várias pessoas elogiando esse livro, aproveitei e comprei para tirar minhas próprias conclusões a respeito.

O começo do livro é lento, os capítulos são postos de maneira intercalada, ambos falam em cada capítulo (diferente de O Futuro de Nós Dois, em que cada um têm seu próprio capítulo). Dessa forma conseguimos saber o que cada um pensa no decorrer das situações e como eles reagem a cada acontecimento.
Quando comecei a ler achei que seria mais do mesmo, mas no final das contas, me surpreendi bastante com o rumo que a história tomou.

Eleanor & Park é um romance que se passa nos anos 80, e mostra dois lados de uma mesma moeda. De um lado temos Eleanor, que mora com a mãe, o padrasto (que é violento e abusivo) e seus 4 irmãos, e já foi até mesmo expulsa de casa. Por ser ruiva, grande e usar roupas masculinas, é alvo de piadas logo quando entra no ônibus escolar. E do lado da moeda temos Park, um garoto com descendência coreana, que ama punk e revistas em quadrinhos, e que vive com uma família tipicamente normal.


Sabe aquela sensação de como algo quente fosse derramado sobre seu peito e borboletas no estômago? Essa foi a sensação que eu tive ao ler esse livro. É uma história tão cativante, que prende de uma maneira que você não consegue parar de ler. Amei as conversas meio nerd's deles e as músicas que eles citaram.

No livro é tratado de body image e até mesmo do preconceito que o Park sofre por ser coreano. Mas uma das coisas que mais me incomodou foi no livro foi fato da mãe da Eleanor ser muito submissa ao marido, que a maltratava e ela não fazia n-a-d-a à respeito; e a maioria dos vizinhos estavam consciente do que estava acontecendo e nem ao menos ligaram para a polícia. Mas eu até entendo, porque isso acontece frequentemente até nos dias de hoje, o que é um fato triste.

Esse é um livro fofo, cuja a leitura pode ser feita rapidamente mas que você vai ficar pensando por semanas.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Feitas de Papel - 2014. Todos os direitos reservados. Criado por: Juliana Moreno.Tecnologia do Blogger. imagem-logo