12 janeiro, 2016

Resenha: Eu te Darei o Sol

Título: Eu te Darei o Sol
Autor(a):
Gênero: Drama
Nro Páginas: 384
ISBN: 9788581636467
Editora: Novo Conceito
Obs: Este livro foi cedido em parceria com a Editora para resenha.

Sinopse:
Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia.
Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém.
Contado em perspectivas e tempos diferentes, EU TE DAREI O SOL é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar.



Eu te Darei o Sol é uma história sobre dois irmãos, e ao mesmo tempo tempo, sobre a linha tênue entre o amor e o ódio, e como a morte pode afetar as pessoas. Definitivamente, é um livro cheio de peculiaridades, mas são essas peculiaridades que o fazem um livro tão único e capaz de despertar diversas emoções no leitor.

A realidade é avassaladora. O mundo é um sapato apertado. Como as pessoas aguentam?
Noah e Jude, sendo que, Noah irá narrar o passado, quando o distanciamento entre os irmãos não havia ocorrido e Jude nos apresentará o presente, e ao longo da história, a narrativa dos dois se encontra.
Noah e Jude são personagens muito diferentes, mas ao mesmo tempo comuns, pessoas que você poderia conhecer no decorrer da sua vida e pessoas com o qual os leitores podem facilmente se identificar.

Um detalhe que me incomodou foi o fato dos capítulos se estenderem bastante, o que acabou tornando o início da leitura mais lenta e cansativa, capítulos estes que muitas vezes se estendiam por cinquenta e poucas páginas. A autora poderia ter divido mais os capítulos, para dar uma quebra um pouco maior. A história demora para alavancar, o que não a deixa ser menos interessante, pois a história a ser contada vale a pena ser lida.

Jandy Nelson conseguiu explorar muito bem a relação entre os familiares, e entre os próprios irmãos. Gostei do fato de que mesmo tendo romance, foi na medida certa, nada que destoe da história principal e que, ao mesmo tempo, tem uma certa importância e influência dentro da história.

Encontrar sua alma gêmea é como entrar numa casa onde você já esteve - você vai reconhecer a mobília, os quadros na parede, os livros nas prateleiras, as coisas nas gavetas: você é capaz de se localizar no escuro se precisar.

Jandy Nelson conseguiu criar personagens incríveis, com personalidades fortes e até mesmo maduras, para as idades dos mesmo, mas nada fora de nexo. Ao mesmo tempo fui surpreendida pela narrativa no decorrer do livro, principalmente com os capítulos de Noah, que tem uma pureza extremamente singela; me senti completamente imersa em suas descrições. Os capítulos de Jude, no começo, podem gerar uma certa estranheza, mas no decorrer do livro o leitor se acostuma a essa estranheza.

Porque, para mim, viver é perceber que se está no trem errado indo na direção errada, sem que se possa fazer nada quanto a isso.

Me agradou bastante poder ter visto o desenvolvimento de ambos personagens e ter conseguido entender os motivos por trás de cada atitude tomada por eles. Eu te Darei o Sol é, definitivamente, uma história bem finalizada, foi muito satisfatório pode ver que todos os detalhes, alguns que o leitor pode até não considerar importante, se encaixando perfeitamente.

Eu te Darei o Sol é de uma sensibilidade incrível, é um livro repleto de reflexões maravilhosas sobre tudo nos cerca: o amor, o luto, a arte, sobre nós mesmo e sobre a vida. Este livro nos mostra que as vezes nem tudo que parece imutável, está perdido, você só precisa lutar por ele.






0 comentários:

Postar um comentário

 
Feitas de Papel - 2014. Todos os direitos reservados. Criado por: Juliana Moreno.Tecnologia do Blogger. imagem-logo